sábado, 14 de novembro de 2009

Receita - Arroz do forno

Hoje acordei relativamente cedo e fui preparar as coisas para o almoço: Arroz do forno.

Já que não é a primeira vez que me pedem as receitas, aqui vai:

Ingrediente:
- Cebola, alho, azeite, sal, vinho, malaguetas, louro
- Carne (vaca, porco, bacon, salcicha, etc.)
- Legumes (Courgette, pimento, tomate, etc.)

Bem, primeiro tive de temerar a carne. Neste caso peguei em carne de vaca e de porco, mas aqui podem fazer ao vosso gosto ou como eu, de acordo com o que haja disponível.. Hehe O tempero para mim é simples: muito alho, azeite, um pouco de vinho, malaguetas, louro. Tudo misturado nos bocados de carne cortados aos bocados pequenos previamente.

Numa frigedeira depois faço um refugado e meto a carne (com o tempero), bacon e salsicha cortada aos bocadinhos. Deixo ficar ali uma meia hora (às vezes mais outras vezes menos, de acordo com o tempo e paciência). Posso ir juntando vinho se começar a ficar seco, o que é raro.

Depois dessa tal meia hora começo a cortar os legumes (à vontade do freguês e de acordo com o que haja disponível no frigorífico). Entretanto já meti o wok a aquecer e vou metendo para lá os legumes. Quando estiverem todos cortados e no wok acrescento a carne da frigedeira e deixo aquilo ali em lume brando...

Preparo refugado para o arroz. Azeite e cebola, quando estiver no ponto acrescento tomate (2 ou 3 pequenos). A seguir segue o arroz, que depois de misturado leva a mesma quantidade de água. Quando ferver vira-se o arroz para o wok.

Agora é simples, está tudo no wok. Mistura-se bem e vira-se no pirex que vai ao forno durante mais ao menos algum tempo... lol.. Pronto, aqui o tempo depende. Eu normalmente meto a potência a pouco mais de metade e vou dando uma vista de olhos... :D

Depois é só preparar a Super Bock para acompanhar :D

1 comentário:

DaJe disse...

Depois disso tudo, não da vontade de fazer a receita, mas sim de sentar a mesa e... comer!!! é quase como ver os programas de culinária na TV!